Waleska Farias - Gestão de carreira e imagem



Coaching de Carreira

Coaching Aposentadoria Proativa (CAP)

Aposentadoria: Crise ou Oportunidade? O que fazer daqui para frente?
Há dois momentos cruciais na vida: o primeiro é quando nascemos. O segundo é quando descobrimos o motivo pelo qual viemos ao mundo e a partir daí lidamos com o desafio de traçar objetivos e nos posicionar de modo convergente com quem somos e com o que, realmente, queremos.

Com a proximidade da aposentadoria muitos profissionais sofrem um dilema: viver reféns de um futuro indefinido, convivendo com um fluxo contínuo de preocupações diversas ou definir um norte e tomar a decisão de construir uma nova realidade.

O convívio integral com a esposa e os filhos, a redivisão dos espaços emocionais e físicos, a readequação das disponibilidades financeiras, além de outros são aspectos de fundamental importância, os quais deverão ser repactuados.

Alguns profissionais, muitas vezes por terem dificuldade de visualizar as perspectivas positivas dessa nova fase, registram esse momento como perda de uma condição alcançada e acabam padecendo de grande sofrimento e desgaste emocional.

Nesse contexto, é necessário dedicar-se à busca do autoconhecimento no sentido de revalidar posicionamentos e assumir a responsabilidade pessoal de resgatar o sentido do que quer vivenciar enquanto nova realidade.

Com o aumento da expectativa de vida as pessoas estão aposentando-se com muita disposição e é preciso despertar novos interesses no intuito de manter acesa a chama da realização. Esse momento requer uma atenção especial para registrar com maturidade as conquistas alcançadas e planejar o que deseja como futuro.

É fundamental preparar-se no contexto físico, emocional e financeiro, para as mudanças e, através de perspectivas positivas, desenvolver as condições necessárias para readaptar-se a essa nova fase da vida com plenitude e satisfação. O “como” escolher viver esta nova fase fará toda a diferença no resultado final desse processo.

São diversas as diretrizes que podem proporcionar novas possibilidades. Basta apenas que haja uma decisão consistente em fazer acontecer aquilo que torna possível a alegria do novo caminho. É hora de realizar sonhos e comemorar novas conquistas, através da construção de estratégias assertivas nessa nova etapa da vida. Quanto melhor planejada a visão de futuro, maior a plenitude de viver com um sentido legítimo o novo projeto de vida.

Se você deseja ter uma aposentadoria feliz, a melhor maneira de consegui-la é preparar-se para vivê-la. O dito: “o futuro a Deus pertence”, nesse caso, não valerá como perspectiva de retorno positivo, caso você não trabalhe desde já com os conceitos de planejamento, disciplina e determinação como base do seu plano de ação estratégico.

De acordo com as vivências do Coaching Aposentadoria Proativa (CAP), listamos algumas dicas, as quais agregarão valor as suas iniciativas com foco na construção da sua melhor idade:

• Desde já escolha qual a vida que você quer ter quando aposentar. O que deseja ter como futuro precisa ser desenhado desde já. Dedique-se a pensar com requinte de detalhes. O sonho quanto melhor definido, mais passível de acontecimento se torna;

• Não economize nos benefícios e alegrias que você espera ter quando da sua aposentadoria. Quanto mais você estiver convencido do quão maravilhoso será esse futuro mais dedicado a investir nele estará. Trata-se da máxima de “ação e reação”: sua colheita será compatível com o plantio;

• A despeito de ainda faltar tempo para que esse assunto torne-se uma realidade na sua vida, insira o conceito de aposentadoria desde já no seu plano de metas. Pessoas previdentes conseguem usufruir melhor quando o futuro, mais cedo do que se espera, torna-se o presente;

• Segundo David Oman McKay nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar. Portanto, Construa elos com sua família. Envolva seu (sua) companheiro (a) nessa empreitada. Conquistar adesão para os investimentos comuns ajuda a fortalecer o propósito e consolida parcerias;

• Troque com seu parceiro (a) sobre os conceitos de bem estar e qualidade de vida. O que cada um espera obter como resultado dessa iniciativa conjunta para desfrutarem juntos quando da melhor idade.

• Cultive o hábito de poupar, reservando desde já uma parcela dos seus ganhos como complementação para sua aposentadoria e resista à tentação de dispor desse dinheiro para outros propósitos. Disciplina é fundamental;

• Defina o que gostaria de realizar e mensure o valor a ser gasto. Ter claro o que você quer conquistar o ajudará a manter-se fiel a sua iniciativa e dedicado a sua poupança prévia. Nesse caso, leve em consideração os fatores: idade atual, renda pretendida e objetivos futuros;

• A maioria das pessoas quando se aposenta não consegue manter a mesma renda de quando trabalhava, portanto, recorrem aos planos de previdência privada. Nesse caso é importante prestar atenção se a instituição responsável por administrar os valores é sólida e confiável.

• O Coaching Aposentadoria Proativa (CAP) é um projeto que, em parceria com o coach, possibilitará ao coachee a descoberta de novas perspectivas, através de uma visão clara do futuro pelo conhecimento do que, realmente, faz sentido, nessa nova etapa da vida. Um feliz encontro entre equilíbrio e realização. Contate-nos e saiba mais sobre nosso trabalho!

Contate-nos e informe-se a respeito:

Skype: ndhwaleskafarias
Tel. 11 3443 9911